Na Proa Do Sonho

Sem Proa, Todo Rumo É Destino!

Ressonância Em Solo, A Destruição Em Segundos

Ressonância em solo (Ground Resonance)…

Um sistema de rotor de helicóptero, motor (es), e outros componentes dinâmicos geraram vibrações na estrutura. Estes componentes irão vibrar a uma frequência natural (que é a frequência das vibrações livres) que por sua vez faz com que outras partes da aeronave como o trem de pouso, cone de cauda, cabine etc … irão vibrar também. 

A frequência de cada peça irá variar de acordo com seu peso, rigidez, formato, entre outros fatores. Como tal, um helicóptero contém um complexo conjunto de vibrações que se somam a uma vibração resultante na estrutura. Engenheiros tentar reduzir o nível global de vibração por meio do ajuste da frequência natural de todos os componentes, outra ação e o sistema de amortecedor para as engrenagens do rotor principal e trens de pouso para absorver a energia e evitar as oscilações de aceleração. Ainda assim, um choque repentino na fuselagem, por exemplo um pouso forçado ou brusco, pode desequilibrar o sistema de rotor além de sua capacidade para absorver as frequências ressonantes e assim se iniciar uma ressonância de solo. Um reparado indevido ou amortecedores com mau funcionamento são geralmente a causa.

Quando um helicóptero está em voo, a frequência natural da fuselagem ira vibrar sem interferência. No entanto, quando o contato com o solo através do trem de pouso pode interferir com a capacidade da célula e vibrar em sua freqüência natural.

Ressonância em solo acontece quando o contato com o solo altera a frequência natural do sistema principal de rotor. O fenômeno da Ressonância, em física, é a tendência de um sistema a oscilar em amplitude máxima quando exposto a determinada frequência. A essa frequência específica que causa a ressonância chamamos de “frequência ressonante”.

Possíveis causas:

a) trem de pouso com rodas ou amortecedores descalibrados;

b) pouso em terrenos acidentados ou com consistência diferente;

c) amortecedores de arrasto (“Dumpers“) descalibrados;

Abaixo um vídeo de “Teste” Groun Resonance.
Ressonância de solo CBi300

Esta condição desequilibrada provoca vibrações que são aumentadas com a evolução das pás causando um impulso que reflete e aumenta esta amplitude muito rapidamente. Os únicos sistemas de rotor suscetíveis à ressonância do solo têm três ou mais pás. Isto é devido à capacidade de cada pá de avançar e recuar de forma independente. Se algo ocorrer para que as pás saiam de sua simetria, a mudança do centro de gravidade do rotor passa a ficar fora de equilíbrio, permitindo oscilações divergentes e podendo se tornar rapidamente forte o suficiente para causar sérios danos ao helicóptero. Em alguns casos, a destruição é completa podendo causar resultados catastróficos para a aeronave e danos graves à saúde da tripulação.

A Ressonância em Solo pode ocorrer de forma lenta e gradual ou extremamente rápida, o que exige do piloto atuação imediata nos comandos, a saber:

  • Se o piloto reconhecer o problema a tempo e estiver em plena rotação (faixa operacional) e/ou ainda possuir potência e RPM suficiente para tirar o helicóptero do chão, as oscilações divergentes cessarão imediatamente. Esta é a maneira mais rápida de parar a ressonância e que resultará pouco ou nenhum dano à aeronave;
  • Se o rotor estiver em marcha lenta ou com baixa RPM, o piloto deve reduzir a potência ao máximo e aplicar o freio rotor imediatamente a fim de evitar que as oscilações se amplifiquem e se retroalimentem.

Na imagem em destaque, redireciona ao vídeo de um cinegrafista amador que flagrou um incidente de Ressonância em Solo no Estado do Pará, com um helicóptero AS-350 “Esquilo” do Corpo de Bombeiros (Prefixo PT-YAK).

Ressonância de solo

Que as informações aqui apresentadas possam auxiliar pilotos, alunos e até mesmo possíveis passageiros, no caso deste último, caso venham ter a infelicidade de se encontrarem em uma ocorrência de Ground Resonance a recomendação é brace position” ou simplesmente posição anti-impacto.

brace position aircraft

Forte abraço e bons voos.

R.Fusaro


 

O blog Na Proa Do Sonho tem o patrocínio de:

Dato blogRunnerHellipoint Logo Face


 

Fonte: AOPA Hover Power / Cmte Duton

Imagem: Carlos Sodré / Agência PARÁ e Tarso Sarraf/AE.


 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25 de novembro de 2015 por e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: