Na Proa Do Sonho

Sem Proa, Todo Rumo É Destino!

Aeroclube De Jundiaí Comemora 74 Anos De História…

Desde a Segunda Guerra Mundial tem a finalidade de formar pilotos.

Em 1941, dois anos depois de iniciada, a Segunda Guerra Mundial estava favorável aos alemães. Preocupados, e sabendo que logo precisariam dar apoio a ingleses e franceses, os americanos trataram de arrumar aliados. O futuro da guerra estava no ar e eles pensaram em formar pilotos.

Para formar pilotos nos países com quais poderiam contar, investiram na doação de aviões. No Brasil essas doações não eram diretas. Então os aviões passaram a ser entregues ao empresário Assis Chateaubriand (Diários Associados), e a partir dele se incentivou a formação de aeroclubes.

Muito antes disso, em 1911, fora fundado o Aeroclube do Brasil, no Rio de Janeiro, que teve como presidente de honra Alberto Santos Dumont. O Aeroclube de Jundiaí foi fundado no dia 2 de junho de 1941. Onde está até hoje – mas com pista de terra batida e aviões que eram chamados de teco-teco.

Muitos pilotos ali formados, a partir de 1941, integraram a FEB (Força Expedicionária Brasileira) e estiveram em combate na Itália, a bordo dos North American T-6, depois adotados pela recém-criada Esquadrilha da Fumaça. Terminada a guerra, o aeroclube continuou formando pilotos, agora destinados à aviação civil.

De localização priveligiada na cidade de Jundiaí e próximo da cidade de São Paulo, o Aeroclube de Jundiaí possui um ambiente amigável, amplo estacionamento e lanchonete com vista para a pista e pátio de aeronaves.

O Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD), aeroporto controlado com pista asfaltada de 1400 metros, tem clima ameno e baixo índice de umidade, o que proporciona condições climáticas favoráveis para o voo visual por aproximadamente 320 dias por ano. São raros os dias com camadas baixas de nuvens ou visiblidade restrita, fatores que muitas vezes impedem as operações visuais nos aeroportos da capital paulista.

Passados 74 anos, o Aeroclube de Jundiaí ostenta números que impressionam. Possui dez aeronaves Cesnna 152 para instrução, dois Cesnna 172, 1 Sêneca e 4 Paulistinhas. Já formou milhares de pilotos, muitos voando em grandes companhias – tem piloto jundiaiense até na Emirates.

Atualmente duzentos alunos ocupam os 18 instrutores, de segunda a segunda. Além da instrução, o aeroclube também oferece voos panorâmicos, que podem ser marcados com antecedência ou contratados na hora, dependendo de haver avião disponível.

Em sua história, sem único acidente, o Aeroclube de Jundiaí se destacou como um dos mais completos do país, ao conquistar o Troféu Anésia Pinheiro Machado de Segurança de Voo; é tido como uma escola de excelência, e se formado por ele é uma boa referência para qualquer piloto.

Entre os sócios mais antigos, temos o Coronel Afrânio Rabelo que, aos 92 anos, voa todas as manhãs de sábado num avião experimental. É o aviador mais antigo do Brasil na ativa. Em sua homenagem, o aeroclube conseguiu o prefixo com as iniciais de seu nome para um Cesnna 152. Atualmente é presidido pelo empresário Luiz Antônio Latorre, que tem como vice outro empresário, Luiz Carlos Vieira de Andrade.

Outra personalidade do mundo da aviação é o Cmte Hamilton, que além de piloto de helicóptero, agora o Cmte também é piloto privado de avião. No aeroclube Hamilton realizou todo treinamento prático e agora está habilitado para aeronaves de asa fixa. Segundo ele, fator decisivo para a escolha do aeroclube foi o excelente clima familiar e manutenção das aeronaves.


Paula Soffo EJ 74 anos   Cel Afrânio Rabelo ACJ


Fonte: Jundiaí Notícias / ACJ

Imagens: Instrutora Cmte Paula Soffo – Arquivo Pessoal / Cel Afrânio Rabelo – Crédito Equipe Jundiaí Notícias


O blog “Na Proa Do Sonho” tem o patrocínio de AirBox Brasil – Despachante de Aviação Civil (+55 11 2089-1102 /+55 11 9 9199-7016), Campo de Marte. Conheça e curta a AirBox Brasil no Facebook.

AirBox Brasil


Participe do I Seminário De Segurança Operacional (EJ Escola De Aviação)

EJ.Seminário

 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 2 de junho de 2015 por e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: