Na Proa Do Sonho

Sem Proa, Todo Rumo É Destino!

Airbus Fecha Parceria Com UNICAMP – Curso Gratuito

Em parceria inédita, Airbus e Unicamp ofereceram curso gratuito.

O Airbus Group fechou parceria com a UNICAMP (Universidade de Campinas) e o Consulado Francês em São Paulo para criar uma cadeira industrial que pesquisará o Comportamento Dinâmico de Estruturas Compostas.

Como parte do Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no estado de São Paulo, a nova cadeira integrará a grade da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP e será coordenada pelo professor Dr. Alberto Luiz Serpa. A Dra. Ana Cristina Galucio, especialista da Airbus Group Innovations em compósitos, foi escolhida como pesquisadora associada da universidade para o programa até dezembro de 2015. De nacionalidade brasileira, Ana Cristina trabalha para a divisão desde 2006. “Iremos trabalhar na área de blindagem, em dois eixos: o primeiro envolvendo novos experimentos e o segundo focado no campo computacional. A área experimental envolve a caracterização de novos materiais. Já a computacional, na avaliação de ferramentas da Unicamp e suas possíveis aplicações em casos industriais reais. O objetivo é transferir este conhecimento para a nossa business unit brasileira, no caso a Helibras”, explica a Dra Galucio, e completa:  “Para nós é importante estarmos com um parceiro acadêmico de excelência e que tem reputação internacional nesta área, especialmente no campo computacional. Além da pesquisa, a cátedra envolve uma área de ensino, ou seja, eu vou ministrar palestras e seminários para alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp.”

“Com o sistema de cátedra nós conseguimos ampliar o espectro da pesquisa em nosso país. Temos aqui na Universidade muitos pesquisadores especialistas nessa área da aviação, especialmente na Faculdade de Engenharia Mecânica. Portanto, a vinda da pesquisadora Ana Galucia irá somar ao conhecimento da ciência e do desenvolvimento desta Faculdade e do nosso país”, salientou a pró-reitora Gláucia Pastore.

Para o professor Alberto Luiz Serpa, que atua neste campo de pesquisa na FEM, a intenção da Universidade é também ampliar a mobilidade e a cooperação nesta área. “O programa das cátedras franco-brasileiras é aberto por meio de um edital lançado para USP, Unicamp e Unesp. No caso desta cátedra é a primeira vez que envolve a atuação de uma especialista do setor industrial”

A cadeira estudará o comportamento dinâmico de materiais compostos (ou compósitos) utilizados em estruturas aeroespaciais. O trabalho pioneiro é único na América Latina e estimulará a pesquisa e desenvolvimento de projetos, além de qualificar estudantes e profissionais em uma das áreas mais avançadas da tecnologia aeronáutica, aplicável em aviões, helicópteros e satélites. Os novos aviões, por exemplo, têm quantidades significativas de materiais compostos (não metálicos), peças que exigem técnicas sofisticadas de reparo.

“O Airbus Group tem experiência comprovada em parcerias com universidades em todo o mundo. Esta nova cadeira irá estimular projetos e pesquisas de muito valor e faz parte de nossa contribuição contínua com o setor aeroespacial brasileiro, demonstrando nosso comprometimento com o País e o desenvolvimento industrial a longo prazo”, afirmou o diretor presidente do Airbus Group no Brasil, Bruno Gallard, e completou: “…Participando deste esforço de formação na era da inovação, junto com uma universidade importante como a de Campinas, estamos um pouco mais seguros de achar no futuro os funcionários e engenheiros qualificados que vamos precisar pelos próximos vinte anos!”.

A Helibras é uma subsidiária da Airbus no Brasil voltada à fabricação de helicópteros, também está apoiando a ação, com foco na possibilidade de desenvolver novas tecnologias para a fabricação de helicópteros. “Apoiar um projeto como esse, em parceria com o Grupo, é um passo muito importante para a Helibras. Nós poderemos trabalhar com tecnologias que podem ser usadas em helicópteros e aviões Airbus”, explicou o presidente  da Helibras, Eduardo Marson Ferreira..

A previsão para o inicio do curso é em junho deste ano, não haverá limites de vagas e será totalmente gratuito. Poderão participar do curso estudantes graduados em Eng. Mecânica.

Maiores informações no site da UNICAMP.


Esta matéria foi patrocinada por AirBox Brasil – Despachante de Aviação Civil (+55 11 2089-1102 /+55 11 9 9199-7016), Campo de Marte.

AirBox

 

Airbus A330 -200F instagram

 


Fonte: EPTV / Unicamp / Tecnodefesa

Imagens: Arquivo AirBox Brasil / Instagram Airbus – A330-200F


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 4 de maio de 2015 por e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: